Augustinho Figueiredo foi eleito vereador em Guajará-Mirim, RO.
'Câmara não está preparada para receber o deficiente', diz político.
Candidato pela primeira vez, Augustinho Figueiredo (PDT), de 45 anos, é o único deficiente visual eleito a vereador em Guajará-Mirim e o único a ocupar uma vaga na Câmara de todos os municípios de Rondônia, segundo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Eleito com 523 votos, Augustinho afirma que há dois anos decidiu que iria aprender a ler e escrever em braile (sistema de leitura para deficientes visuais que utiliza os dedos para a leitura) para se candidatar a vereador e lutar pelos direitos de pessoas com deficiência no município. Augustinho tomará posse do cargo no dia 1 de janeiro.
“Eu não podia me candidatar se não tivesse escolaridade, então fui estudar. Concluí o segundo grau em braile no Centro Multidisciplinar José Rodolfo Alves, aqui mesmo em Guajará-Mirim”, afirma Augustinho, que nunca havia estudado antes. O incentivo para estudar veio de um amigo, também deficiente visual, que é professor de braile.
Devido a um glaucoma, o vereador tem apenas 10% de visão no olho direito, desde criança. A doença, segundo Augustinho, foi herdada do pai e atinge também seus três irmãos. A família que morava na região rural do município migrou para a cidade, quando ele tinha 14 anos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário